top of page

5 Passos para criar a Persona ideal para o seu negócio



1. O primeiro momento da construção dessa persona é a coleta de dados, uma boa coleta envolve a definição de objetivos e público-alvo. Para realizar pesquisas você pode realizar questionários fechados ou levantar dados de ferramentas como o google analytics.


2. Saiba quais perguntas fazer ao cliente: as perguntas variam de acordo com o segmento do negócio, porém há perguntas que devem ser feitas independente do segmento. Uma boa ideia é dividir em cinco etapas de perguntas: demográfica, pessoal/ profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e relação com a empresa.


Demográfica

  • Qual seu gênero ? Idade ? Cidade ? Escolaridade ?

Pessoal/ Profissional

  • Quais suas principais responsabilidades? Quais seus maiores desafios? O que faz no trabalho? (Se for o caso)

Consumo de conteúdo

  • Quais redes sociais você usa? Quais assuntos mais gosta de acompanhar? Como se mantém informado?

Hábitos de compra

  • Como você se informa sobre marcas e produtos? Onde costuma comprar? Em quais canais prefere interagir com as marcas?

Relação com a empresa

  • O que te levou a procurar a empresa? Qual a maior qualidade da empresa?

3. Como analisar os dados coletados? Após fazer a pesquisa, você terá vários dados sobre os clientes. É preciso analisar todos esses dados e procurar identificar os padrões nas respostas, pois elas representam características, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a vários clientes e deve fazer parte da sua persona. É importante você organizar as respostas de maneira funcional, um bom exemplo seria em uma tabela.


4. Como estruturar a persona? Depois da análise dos dados coletados, a persona irá ganhar vida. Ela vai ter um nome, rosto e um perfil bem definido, com as características e comportamentos que você percebeu mais relevantes. O segredo está em pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os seus conteúdos e comprar os seus produtos.


5. Como tratar os dados? Não adianta fazer toda a pesquisa e criar uma persona, se ela não for usada pela equipe de marketing. Um bom método de promover o uso da persona é envolver toda a equipe na sua criação. Assim todos entendem para que ela serve e memorizam o avatar mais facilmente.


Legenda: Persona é um personagem semi fictício, baseado em dados e comportamentos reais, que representa o cliente ideal de uma marca ou empresa. O objetivo é criar um perfil que reduza as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender a sua demanda.


bottom of page