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8 dicas de como se preparar para a Black Friday no seu e-commerce


A Black Friday é um momento esperado tanto por empreendedores, como para os compradores. Tendo isso em vista você não pode perder a oportunidade de potencializar as vendas do seu negócio. Você deve preparar as finanças da empresa visando cobrir as despesas de fim de ano e melhorar o lucro.



Análise a concorrência

As pessoas esperam encontrar na Black Friday preços baixos, por isso, é importante que o varejista faça uma pesquisa prévia sobre a concorrência, para se ter uma ideia dos preços que serão praticados. É importante que os descontos sejam bons para ambos os lados. Outro ponto importante a ser mencionado é que a análise da concorrência não deve servir para copiar o trabalho de uma empresa.


Campanhas de divulgação

É importante a empresa fazer campanhas de divulgação para que o maior número possível de pessoas saiba que aquela loja terá aqueles descontos. O público deve saber que você está participando da Black Friday. Pensando nisso atraia as atenções para sua loja por meio de redes sociais, anúncios pagos, entre outros meios. Quanto antes os clientes souberem, melhor é.


Promoções reais

Fuja de práticas consideradas ruins, por exemplo, elevar os preços antes da Black Friday, para passar a sensação que os descontos são maiores. Faça promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores. Cada vez mais, órgãos fiscalizadores como o Procon e os próprios consumidores estão atentos as lojas que enganam seus clientes.


Estoque

Outro ponto muito importante é o controle do estoque de produtos. Faça uma análise quanto antes, levante os produtos fora de linha, os que podem ser promocionados e principalmente os que estão em liquidação. Tenha cuidado para não perder o controle de vendas no dia do evento, para que você não faça venda de produtos indisponíveis.


Atendimento

Uma boa forma de garantir a satisfação do cliente é o atendimento humanizado, com foco em resolver os problemas. A Black Friday não é apenas uma oportunidade para alavancar os lucros, mas também um momento de atrair novos clientes. Em um cenário onde há vários produtos e descontos semelhantes o atendimento se torna um diferencial


Site seguro e otimizado

Essa dica vale para qualquer época, manter o site da loja seguro e otimizado é fundamental para que a confiança do cliente aumente. Muitos clientes podem deixar de comprar em determinado e-commerce quando acontece algum problema relativo à segurança. Principalmente no momento do pagamento que o site ofereça toda a segurança necessária para que os dados do cliente estejam bem protegidos. A navegação deve ocorrer de forma fluida e intuitiva para facilitar a pesquisa e a seleção de itens, assim como a finalização da compra.


Várias formas de pagamento e checkout transparente

É interessante investir em diferentes formas de pagamento, pois se não forem oferecidas opções satisfatórias de pagamento, o consumidor pode ficar limitado e abandonar o carrinho. Um conceito que se tornou relevante para o e-commerce foi o checkout transparente que é usado para simplificar o processo de compra, centralizando as principais informações a respeito do negócio em somente uma página.


Tenha uma logística eficiente de entrega dos produtos

Um processo de logística eficiente é muito importante. Pois as marcas não precisam se importar só com o pré e durante a venda nesse período de descontos, mas deve também garantir a satisfação do cliente com a entrega do produto adquirido. Dito isso você deve garantir que o produto seja entregue dentro do prazo estipulado no momento da compra.


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