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Carrinho abandonado: o vilão do seu Ecommerce?

O carrinho abandonado é uma particularidade comum no universo do Ecommerce, pois diariamente alguém está navegando em lojas virtuais, colocando produtos no carrinho de compras, mas no final desistem do pedido, você mesmo já deve ter feito isso.

Portanto quando você vai vender pela internet precisa estar ciente dessa dificuldade. Mas isso não significa que você deve desistir ou aceitar uma taxa de conversão ruim, pelo contrário, você deve entender os principais motivos e assim pensar em estratégias para agir antecipadamente e evitá-lo.


Se está meio perdido sobre como fazer isso, não precisa se preocupar, pois nesse post iremos lhe mostrar alguns dos principais motivos para o abandono de carrinho de compras.


  • Frete

Não poderíamos começar por outro se não ele, o frete, pesquisas apontam que o principal motivo para os carrinhos abandonados são os valores ou prazos do frete, os clientes tendem a desistir da compra ou até mesmo do Ecommerce se não acharem o custo-benefício da entrega bom. Por isso, é importante que você planeje muito bem a forma de entrega que você irá planejar. Pesquise bastante por transportadoras, para achar a de melhor custo-benefício, não dependa também somente dos correios.


  • Desconfiança

Alguns consumidores até colocam os produtos que deseja no carrinho, mas não se sentem confortáveis para finalizar a compra em um Ecommerce desconhecido. Por isso você deve dar alguns sinais de que é seguro comprar em seu Ecommerce, como os certificados de segurança que indiquem que aquele ambiente é seguro para que o consumidor possa inserir seus dados

Outra providência que pode ser tomada é, deixar claro para ele que você oferece atendimento em sua loja (caso você possua uma), informe os locais visivelmente na sua home, juntamente com outras informações como, WhatsApp e outros canais. Dessa forma o usuário vai saber que pode falar com você ou sua equipe se tiver algum problema ou dúvida.


  • Checkout

Você já deve ter se deparado com sites que era difícil de mexer, e pior, na hora de finalizar a compra apareciam várias telas desnecessárias, ou muitas exigiam muitas informações ? Pois é, qualquer cliente odeia isso, principalmente quando para pagar ele precise sair de dentro do seu Ecommerce e ir para um sistema de pagamento. O checkout complicado é responsável por outra grande parcela dos carrinhos abandonados.


  • Navegação

Outro motivo que muitas vezes resulta em um carrinho abandonado é a dificuldade de navegação no Ecommerce. O cliente pode até colocar um produto no carrinho, mas, se ao tentar encontrar mais coisas e não conseguir, ele irá desistir. Pensando nisso, a navegação da sua loja deve ser o mais simplificado possível.


Outro ponto é o carregamento do seu Ecommerce, pois quanto mais lento, menor a paciência do consumidor, então, evite lotar sua home com muitos produtos, e organize bem as categorias para facilitar os usuários de encontrarem cada coisa.


  • Esquecimento

Parece algo bobo, mas muitas pessoas colocam o produto no carrinho e acabam começando outra tarefa e se esquece de completar a compra. Mas isso não precisa ser um caso perdido, para recordar esses esquecidos você pode mandar e-mail falando sobre o carrinho abandonado, ou melhor ainda, enviar uma mensagem personalizada pelo o WhatsApp. Com a Elevar Commerce você consegue mandar mensagens personalizadas para seus clientes através da Ellen, a inteligência artificial da elevar.

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