top of page

Como preparar seu negócio para implantar um e-commerce.

Atualizado: 14 de set. de 2022

Quem trabalha com vendas sabe o quão atrativo e importante é criar um e-commerce, afinal essa é a possibilidade de expandir seu negócio para todo o Brasil. Mas simplesmente abrir uma loja na internet não garante que as vendas irão aumentar imediatamente.


Por isso nós trouxemos algumas dicas de como preparar seu negócio para implantar um e-commerce e ajudar você a criar uma loja online que ofereça aos clientes um ambiente amigável, confiável e encantador para o seu cliente.



Faça o planejamento do seu negócio


O planejamento do negócio é um importante passo, nele você vai definir o valor do capital inicial disponível para investir no seu e-commerce, pegue o valor e divida por 12 para assim saber a quantia que terá por mês durante um ano.

Considere todas as despesas físicas que terá com seu e-commerce, como a plataforma que irá implantar o seu negócio, uma equipe de marketing e funcionários para ajudar na manutenção do e-commerce.


Escolher uma boa plataforma de e-commerce


A plataforma escolhida para o seu e-commerce é de extrema importância, pois é nela que estão concentradas praticamente todas as funcionalidades do seu negócio. Ela precisa ser a mais completa possível e apresentar suporte necessário para que as vendas aconteçam e os clientes tenham uma excelente experiência de compra.


Selecionar o sistema de pagamento


O próximo passo é a escolha do sistema de pagamento, ou seja o gateway de pagamento que será responsável pelo pagamento feito no site. As empresas responsáveis pela criação de e-commerce possuem alguns gateways de pagamento já integrados, é importante você saber quais são eles e assim escolher o que melhor se adequa para você.


Caprichar no conteúdo dos produtos


Dando continuidade é necessário a produção dos conteúdos dos produtos. Lembre-se que no ambiente online o cliente não tem como pegar nas mãos o item e assim saber o tamanho ou tecido do produto.

É por meio do conteúdo que você fará a descrição de tudo para o cliente, fotografe o produto em vários ângulos e coloque o máximo de informações possíveis para assim passar mais segurança na hora da compra para o cliente.


Montar uma boa operação de logística


Montar uma boa operação logística vai ajudar você a garantir o pleno funcionamento do seu e-commerce, assim como clientes satisfeitos com a entrega em dia dos seus produtos. Isso ajuda a diminuir erros na seleção dos produtos e no cumprimento dos prazos.

Procure transportadoras que atendam o seu prazo de entrega e cobrem um valor justo, pois isso será repassado no valor do frete para o cliente. Esse é um dos principais fatores que fazem o cliente concluir a compra ou não.


Aplicar as estratégia de marketing


Para finalizar é essencial para o seu e-commerce o planejamento das ações de marketing para assim atrair e fidelizar clientes. Criação de banners e campanhas também é uma boa forma de atrair mais pessoas para seu site, assim como a criação de um blog para sua loja online.

O investimento no marketing da sua loja irá ajudar a impulsionar seu negócio, tornando ele conhecido entre seu público alvo.


bottom of page