No mercado de produtos farmacêuticos, é comum observar uma forte concorrência entre farmácias e drogarias, todas buscando atrair a atenção dos consumidores. Uma das estratégias utilizadas para isso é a oferta de brindes pela farmácia.
Essa prática consiste em oferecer pequenas recompensas ou presentes aos clientes fiéis, como forma de fidelizá-los e aumentar as vendas do estabelecimento farmacêutico. Nos últimos tempos, essa tática tem se popularizado cada vez mais como uma forma efetiva de conquistar a lealdade do público.
Mas antes de citar as dicas vamos entender o que é um brinde para farmácia
Uma forma simples de dizer o que são brindes de farmácia, são uma ferramenta de marketing que sua loja pode usar para atingir um certo objetivo, por exemplo:
realizar uma ação de venda;
se diferenciar do concorrente;
gerar mais vendas;
aumentar a percepção de valor do cliente;
dar maior propensão de escolha ao cliente em relação à farmácia
fazer uma ação promocional com distribuidor;
entre outros.
Exemplo: uma loja que deseja aumentar o valor médio das compras realizadas pelos seus clientes, conhecido como ticket-médio. Nesse caso, ao atingir um determinado valor mínimo de compras, por exemplo R$ 49,90, o cliente receberá um brinde.
Essa prática incentiva o cliente a gastar um pouco mais para atingir o valor mínimo necessário para ganhar o brinde da farmácia, uma vez que ele sabe que será recompensado. Em outras palavras, o brinde para farmácia é uma excelente técnica de gatilho para motivar o cliente a realizar ações específicas dentro da loja, como aumentar a quantidade de itens adquiridos.
Mas afinal o brinde para farmácia realmente aumenta as vendas?
Não é efetivo apostar todas as fichas apenas em brindes para presentear os clientes. É fundamental que o brinde para farmácia seja acompanhado por uma estratégia de marketing bem estruturada, com o objetivo de incentivar o cliente a comprar e, consequentemente, retornar à loja.
O brinde para farmácia serve como um reforço positivo para o cliente, para que ele se lembre da loja. Entretanto, por si só, o brinde não será capaz de aumentar as vendas do estabelecimento da noite para o dia. É necessário combinar a oferta do brinde com boas promoções, preços competitivos, atendimento de qualidade, variedade de produtos, entre outros fatores.
Como escolher o melhor brinde para os clientes?
A escolha do brinde para farmácia depende do público-alvo da loja. Por isso, é crucial entender quem são os consumidores habituais: homens, mulheres, jovens, idosos, quais produtos eles costumam adquirir, entre outros aspectos. Essas informações podem ser obtidas pelo próprio sistema da farmácia, acessando o histórico de compras dos clientes.
Uma boa prática é cadastrar os clientes no software da farmácia para que seja possível analisar posteriormente o perfil de compra de cada um e compreender melhor seus hábitos de consumo. Com esses dados, é possível traçar estratégias de vendas mais eficientes, combinando o brinde para farmácia com outras iniciativas.
O brinde pode ser utilizado nas seguintes situações:
inauguração da loja (item de pequeno valor);
reinauguração da loja;
data comemorativa (dia das mães, dia dos pais, etc);
promoção excepcional (saldão, queima de estoque);
aumentar o movimento da loja (atrair clientes);
gerar buzz (bochicho, pessoas comentando sobre a loja);
Ideias de brindes para os clientes em geral:
chaveiro com logotipo da farmácia;
porta comprimidos personalizado;
mascote da loja (personagem);
amostra grátis de produtos;
vale desconto para próxima compra;
broxe / botton com logo da farmácia;
caneta exclusiva da drogaria;
Ideias de brindes para o público feminino:
nécessaire para maquiagens;
sacola de mão;
bolsas;
porta maquiagem;
porta medicamentos;
agenda pessoal;
adesivo de unha;
porta retrato;
porta comprimidos;
escova de cabelo;
espelho pequeno para maquiar;
esponjas para banho;
batons;
blushes;
gloss;
Ideias de brinde para o público Masculino:
chaveiro para carro;
porta chave;
porta copos;
mousepad;
caneca para bebidas;
abridor de garrafa;
abridor de vinho;
caneta personalizada;
squeeze esportivo;
cantil;
porta documentos;
porta cartão de crédito;
espuma de barbear;
loção pós barba;
cortador de unha;
Comments