top of page

Ideias de marketing para datas comemorativas

As ações de marketing em datas comemorativas são estratégias do marketing sazonal, que possui o objetivo de atingir e encantar os clientes para aumentar vendas em determinados períodos do ano. Para isso a empresa deve sempre estar de olho nas datas comemorativas, para já ir planejando os detalhes da campanha.

É importante saber quais datas comemorativas possuem maior volume no Brasil e quais delas se encaixam em seu negócio.




Defina as suas datas

Antes de tudo é importante você responder algumas perguntas para poder planejar sua campanha de venda.


  • Em quais períodos do ano seu tráfego do site foi maior ? Quando foi menor ?

  • Quando os seguidores das suas redes sociais estavam mais engajados ?

  • Quando aconteceram seus maiores picos de vendas ? Estavam relacionados a alguma data comemorativa, evento ou campanha ?


Essas perguntas devem ser respondidas com cuidado para que sua campanha saia o melhor possível. Se você não conseguir responder a essas perguntas, é possível olhar o do concorrente e tentar fazer o seu usando o dele como base. Dessa forma fica mais fácil escolher em quais datas você irá fazer campanhas.


Tom de voz adequado

Definir o tom de voz é o que garante a conformidade do que é divulgado aos seus clientes com os valores e as atitudes de sua empresa, expressando a “personalidade” do seu negócio. Por isso é importante definir quais são os canais de atuação para as campanhas, além de uma análise detalhada de quais serão os conteúdos produzidos. Lembrando que o tom de voz deve ser:

  • Adequado à persona

  • Alinhado ao sentimento que deseja ser transmitido


Ofereça algo concreto

Sua campanha sazonal deve ser muito bem planejada, assim como seu negócio e os produtos e serviços que você oferece devem estar relacionados a data ou evento em questão. Após isso você deve definir o que será oferecido ao público, alguns exemplos são:


  • Promoções progressivas: Na compra de um produto, o cliente tem 5% de desconto, na compra de dois, 10% e assim vai. Esse tipo de promoção incentiva o consumidor a comprar mais itens.

  • Kits temáticos: Ofereça um conjunto de produtos que tem a ver com a data comemorada. Isso anima o cliente pois ele vê que está levando mais mercadorias por um melhor preço.

  • Descontos em produtos ligados a data: Não adianta você tentar direcionar a campanha de uma data comemorativa para todos os produtos do seu e-commerce. Pois você não terá como realizar promoções e criar campanhas o suficiente para todos os produtos. Além de tirar o foco dos consumidores.

  • Vale presente: Essa é uma boa estratégia para conquistar consumidores indecisos. Ofereça cupons de diferentes preços e entregue um cartão personalizado para agregar valor e sentimento ao vale presente.

  • Frete grátis: Mantenha o valor dos produtos e dê o desconto no frete. Pois muitas vezes o valor da entrega assusta mais do que o valor do produto.

  • Edição limitada: Crie edições temáticas e limitadas para conquistar o público com os gatilhos de urgência e escassez.


Personalize seu site de acordo com a data sazonal

Para que o cliente seja atraído para as promoções, entrando no clima da celebração, é fundamental investir em mudanças visuais no seu e-commerce. Aposte em banners, cores da data e até mesmo imagens tematizadas. É recomendável, também, criar uma categoria específica para as promoções e kits de produtos especiais para a data.


bottom of page