Falar sobre gestão é dentre outras coisas, olhar os números e desempenho da loja, a fim de entender se as vendas estão realmente acontecendo, se podem melhorar e onde podem. Para entender onde reside o problema das vendas e fazer para melhorar é importante está de olho nos seguintes indicadores.
Indicadores de crescimento do e-commerce
Os indicadores de crescimento, são os números fornecidos que podem ajudar a entender o desempenho do negócio. Neste caso, são essenciais para o lojista. Pois além de oferecer dados reais que permite interpretações e planejamentos mais precisos, são indicadores que permitem entender a situação real do e-commerce.
Taxa de conversão
Não adianta ter muitas visitas, se as vendas são poucas. Obtemos a taxa de conversão através do número de pedidos feitos na loja, dividido pelo número de sessões. Dessa forma é possível entender se os consumidores estão gostando do que está sendo oferecido, ou se há algo maior que impeça a venda dos produtos. Cada segmento possui uma taxa de conversão média.
Páginas visitadas
Queremos que cada usuário permaneça o maior tempo possível dentro do e-commerce, com o intuito de aumentar a quantidade de produtos comprados e possivelmente o interesse por demais produtos. Por isso, é importante observar a quantidade de páginas navegadas. Baixa quantidade de páginas visitadas pode significar que algo não agradou o consumidor.
Tempo de navegação
Assim como as páginas visitadas, o baixo tempo de navegação dentro do site pode simbolizar desagrado. O tempo médio para cada segmento é variável. Porém, poucos segundos dentro da página significam que algo não entrou nos padrões daquele usuário.
Ticket médio
O valor médio das compras no seu e-commerce claramente irá variar de acordo com o segmento. O e-commerce procura incentivar a compra de mais itens por carrinho, a fim de diminuir os custos. Afinal, a entrega será uma só para diversos produtos. Estimular a compra de mais de um item por carrinho por meio de kits ou mesmo promoções de frete fixo/ grátis a partir de determinado valor.
Abandono de carrinho
Um grande problema do e-commerce mundial são os abandonos de carrinho. Os usuários colocam os produtos no carrinho, entram no processo de checkout e desistem. O papel do lojista é entender o porque houve o abandono. Algumas das soluções são ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor dentro do site. Porém é preciso alguns testes para entender a real razão por trás do abandono de carrinho.
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