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O que é calendário promocional e como executá-lo no seu e-commerce

Como o próprio nome sugere, um calendário promocional consiste em uma estratégia de planejamento anual, que servirá como base para que empresas formalizem eventos promocionais, ofertas exclusivas e promoções em produtos, de maneira organizada e de acordo com datas especiais.


Formular um calendário promocional não é complicado, você só precisa fazer algumas coisas simples, como:


  • definir quais são as datas promocionais importantes no ano (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Black Friday, natal e várias outras)

  • para cada uma crie ações específicas para impulsionar as vendas dos seus produtos

  • com isso organize então, um cronograma dessas ações para que você saiba com antecedência o que fazer

  • execute tudo com antecedência e não deixe nada para última hora


Um calendário promocional bem planejado ajuda a implementar as ações no momento certo para impactar os clientes, com os gatilhos promocionais que mais importam para eles.


Confira agora algumas datas principais e que possivelmente impulsione suas vendas:


  • período de janeiro = Volta às aulas

  • 25/02 = Carnaval

  • 15/03 = Dia do consumidor

  • 17/04 = Páscoa

  • 01/05 = Dia do trabalho

  • 08/05 = Dia das mães

  • 12/06 = Dia dos namorados

  • 26/07 = Dia dos avós

  • 14/08 = Dia dos pais

  • 15/05 = Dia do cliente

  • 12/10 = Dia das crianças

  • 31/10 = Halloween

  • 25/11 = Black Friday

  • 25/12 = Natal


Para o comércio varejistas em geral, o período de final de ano, ou seja, natal e ano novo, são os que mais vendem em todo o ano. Vale dizer que para alguns segmentos existem exceções, como por exemplo a páscoa para o segmento de chocolates.

Uma data comemorativa que vem crescendo cada vez mais no meio logístico, principalmente no e-commerce é a “Black Friday", muitos consumidores aproveitam as promoções de final de novembro para antecipar suas compras de natal.


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