Como o próprio nome sugere, um calendário promocional consiste em uma estratégia de planejamento anual, que servirá como base para que empresas formalizem eventos promocionais, ofertas exclusivas e promoções em produtos, de maneira organizada e de acordo com datas especiais.
Formular um calendário promocional não é complicado, você só precisa fazer algumas coisas simples, como:
definir quais são as datas promocionais importantes no ano (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Black Friday, natal e várias outras)
para cada uma crie ações específicas para impulsionar as vendas dos seus produtos
com isso organize então, um cronograma dessas ações para que você saiba com antecedência o que fazer
execute tudo com antecedência e não deixe nada para última hora
Um calendário promocional bem planejado ajuda a implementar as ações no momento certo para impactar os clientes, com os gatilhos promocionais que mais importam para eles.
Confira agora algumas datas principais e que possivelmente impulsione suas vendas:
período de janeiro = Volta às aulas
25/02 = Carnaval
15/03 = Dia do consumidor
17/04 = Páscoa
01/05 = Dia do trabalho
08/05 = Dia das mães
12/06 = Dia dos namorados
26/07 = Dia dos avós
14/08 = Dia dos pais
15/05 = Dia do cliente
12/10 = Dia das crianças
31/10 = Halloween
25/11 = Black Friday
25/12 = Natal
Para o comércio varejistas em geral, o período de final de ano, ou seja, natal e ano novo, são os que mais vendem em todo o ano. Vale dizer que para alguns segmentos existem exceções, como por exemplo a páscoa para o segmento de chocolates.
Uma data comemorativa que vem crescendo cada vez mais no meio logístico, principalmente no e-commerce é a “Black Friday", muitos consumidores aproveitam as promoções de final de novembro para antecipar suas compras de natal.
Comments