top of page

O que são operadores logísticas e sua importância para operação do e-commerce

Atualizado: 14 de set. de 2022

Operadores logísticos são empresas que prestam serviços logísticos para terceiros, ou seja, uma empresa contratada para fornecer serviços de administração e mão de obra logística para outras empresas. A principal razão pela qual empresas procuram um operador logístico é que o mercado atual demanda uma competitividade muito maior que antigamente. Atualmente para se vender cada vez mais as empresas estão tendo que ofertar mais produtos por um valor de frete cada vez menor, o que pode ser um verdadeiro desafio em questão de logística.

As pequenas empresas raramente irão ter capital necessário para ter um armazém compatível com um grande estoque de produtos, pois isso demanda de uma estrutura maior além de um investimento muito alto, que geram mais gastos. E é por isso que os operadores logísticos são tão importantes, pois eles suprem a necessidade de empresas pequenas que não tem capital para investir em tudo isso.



Qual a importância dela para seu e-commerce ?


A logística é uma parte essencial de qualquer comércio e em uma loja online não é o contrário. Pois a importância da logística para o e-commerce está na preocupação com organização e com o crescimento do negócio. Algumas das vantagens em se investir em operadores logísticos é que com isso você tem um controle do valor do frete e do estoque, previsão de prazos de entrega, garantia de bom atendimento ao cliente.

Para se ter um controle no valor do frete é muito importante você escolher com muito cuidado a transportadora que você irá utilizar, está atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas.

Em questão do controle de estoque, quanto mais eficiente ele for, mais colaborativo na lucratividade do negócio ele vai ser. Afinal, esse processo de gestão permite ter um conhecimento real dos itens estocados e dos investimentos a fazer. Você também pode utilizar um software para fazer a gestão de estoque, com ele você conseguirá verificar informações necessárias sobre o estoque e o transporte de mercadorias.

É de extrema importância que você dê previsões reais para os prazos de entrega, afinal o cliente pode ficar insatisfeito com o atraso na entrega da sua compra, então passe datas realistas e deixe claro que será possível cumprir esse prazo sem problemas.



bottom of page