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Principais indicadores de gestão para tomada de decisão no seu e-commerce

No mundo digital tudo pode ser medido e avaliado com precisão, por isso se você tem loja online é fácil acompanhar esses indicadores de e-commerce para saber como está o desempenho do seu negócio e traçar seu planejamento estratégico.

É importante escolher bem quais parâmetros você vai usar pois serão eles que irão indicar quais medidas devem ser tomadas para o seu negócio.



Tráfego do site


Assim como em uma loja física que quanto mais pessoas entrarem e olharem seus produtos, maiores vão ser as chances de você realizar uma venda, o mesmo ocorre em uma loja online. Assim que você coloca seu e-commerce no ar, um dos seus objetivos deve ser atrair tráfego para sua loja. Assim como ter um bom site otimizado e funcional , é importante que você trabalhe também a divulgação do seu negócio, um ótimo investimento é em marketing digital, com uma boa verba é possível criar campanhas de anúncios publicitários para um público segmentado.

Depois de tudo feito é importante monitorar o tráfego que foi atraído para o seu site, analisar também o efeito que as ações de marketing estão tendo sobre o seu público. Com esse acompanhamento você consegue entender quais tipos de ações são mais eficientes para o seu e-commerce.


Ticket médio


O ticket médio é o valor gasto por cliente por compra. Este indicador é importante pois dá a você a indicação do comportamento do consumidor na sua loja. Quanto maior for o ticket, maiores são os gastos em pedidos. Caso você queira calcular o ticket médio é fácil, bastar saber o número do valor do faturamento total e o número de pedidos e dividir o primeiro pelo segundo, é simples:


Ticket médio = Valor total faturado / Número de pedidos


Taxa de abandono de carrinho


A taxa de abandono de carrinho é um dos mais importantes indicadores de e-commerce, pois ele pode dar informações valiosas sobre eventuais problemas que podem estar impedindo o seu cliente de concluir sua compra. Alguns desses problemas podem ser, por exemplo, o frete caro demais, ou métodos de pagamento que não passam muita confiança, uma forma de melhorar esse indicador é resolver esses problemas no site.

Outra forma de recuperar essas pessoas é por meio do remarketing. Esse lembrete muitas vezes é suficiente para a pessoa voltar e concluir sua compra.


Trocas e devoluções


De acordo com o código de defesa do consumidor, a pessoa que compra um item pela internet tem 7 (sete) dias para desistir da compra sem justificativa. Muitas lojas online oferecem também um prazo específico para o cliente realizar trocas, uma vez que a peça pessoalmente pode ser diferente de como aparece na tela.

O índice de trocas e devoluções é um bom indicador pois pode indicar que sua loja precisa de melhorias na sua apresentação de produtos. Além disso, essas operações geram custos extras para a empresa, por isso é importante que um dos seus planos estratégicos seja diminuir esses índices.

Uma boa forma de diminuir esses índices é ser o mais detalhado possível na descrição dos produtos, se forem roupas e calçados, investir em uma boa tabela de medidas, citar os materiais usados, e descrever as modelagens. As fotos de boa qualidade e de vários ângulos diferentes, são outra forma de evitar decepções futuras e as consequentes trocas ou devoluções.



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