O gestor de e-commerce desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma loja. Estes profissionais estão sempre no olho do furacão do ambiente digital, deixando de serem meros robôs analíticos, mas trabalhando e compreendendo os números de maneira humana e criativa.
A visão do gestor de e-commerce deve ser global
O cliente online, é exigente e permite poucas falhas. No entanto, existem estratégias que podem tornar o e-commerce mais amigável. Como as inúmeras formas de prestar serviços ao cliente, e para isso, as mais diversas formas de interações com as mídias sociais. O gestor de e-commerce deve saber escolher a melhor tecnologia de vendas disponível para adaptar-se ao seu modelo de negócio bem como a segurança e certificações para as transações online em comércio eletrônico.
Outro papel do gestor de e-commerce ,é a questão da logística, que consiste em acompanhar o controle de estoque e das operações e o pós venda, seja como forma de prestar um serviço melhor ao cliente.
As funções de um gestor de e-commerce
A função de um gestor de e-commerce é aumentar o número de visitas do site e cuidar para que essas visitas sejam qualificadas, aumentando consequentemente a taxa de conversão das suas diversas estratégias. Satisfação com quem realiza a compra, fidelizando a ponto desse cliente tornar a compra em seu site.
Administrar a plataforma do e-commerce
O gestor de uma loja virtual pode ter o seu trabalho comparado ao do gerente de loja física, que é responsável por manter todo o ambiente de vendas favorável para criar um bom fluxo de tarefas e um bom atendimento ao cliente. No caso do e-commerce, esse profissional deve gerenciar tarefas exigidas em uma loja virtual, como a administração da plataforma.
Gerenciar a equipe
O que vai determinar se o gestor de e-commerce irá trabalhar sozinho ou em equipe é o tamanho do seu comércio. Em e-commerces pequenos, que estão dando seus primeiros passos, esse profissional costuma atuar sozinho. Mas, em e-commerces maiores, o gerente pode contar com uma equipe que atende áreas como vendas, marketing e etc.
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