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Qual o tipo de marketing é mais adequado para seu negócio farmacêutico?

Existem muitos modelos e estratégias de marketing que podem ser utilizados pela indústria farmacêutica para sustentar o crescimento dos negócios. Para encontrar a abordagem de melhor forma, é preciso definir com clareza a identidade da marca e o público-alvo, bem como estar ciente das diversas opções disponíveis.



Pensando nisso separamos três tipos de marketing entre os mais praticados atualmente.


  • Outbound Marketing

De modo geral, o Outbound Marketing pode ser considerado uma variação do Marketing Tradicional, diferenciando-se deste por um detalhe conceitual específico. A abordagem do Outbound é direcionada à experiência do público-alvo durante uma ação de marketing e na maneira como a sua atenção é atraída para a marca.

No Outbound, a informação é dirigida ao cliente, sem que ele tenha solicitado previamente. Embora esse tipo de abordagem também possa ser utilizado online, é mais comumente associado a veículos de comunicação como a televisão, ao ar livre ou chamadas de telemarketing, que geralmente funcionam como um primeiro contato entre a empresa e o cliente.


  • Inbound Marketing

Enquanto o Outbound Marketing se concentra em abordar ativamente os clientes, o Inbound Marketing adota estratégias para que eles descubram a marca por si mesmos.

O Inbound Marketing, também conhecido como "Marketing de Atração", produz conteúdo que seja relevante para o consumidor, para que ele perceba a necessidade de consumir determinado produto ou serviço.

Por exemplo, por meio da realização de palestras ou publicações em blogs relacionados ao negócio, é possível fazer com que o cliente perceba que tem um problema para o qual a empresa oferece a melhor solução.

Esse tipo de abordagem é menos invasiva, pois a empresa não está buscando ativamente pelos clientes, mas sim respondendo às suas perguntas e tratando de assuntos sobre os quais eles têm interesse.


  • Marketing Sazonal

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia focada na experiência do cliente durante o processo de compra, apostando na criação de vínculos emocionais para impulsionar a captação e fidelização.

Entre as principais preocupações dessa abordagem está a oferta de um atendimento personalizado para cada cliente, levando em consideração suas preferências e hábitos de consumo.

Para isso, são utilizadas estratégias de pós-venda, como pesquisas de satisfação, a fim de criar um banco de dados detalhado sobre cada cliente.

Um dos objetivos do Marketing de Relacionamento é transformar o cliente em um promotor da marca, recomendando-a a outras pessoas de forma espontânea.


Para finalizar

Para uma farmácia, o marketing mais eficaz é aquele que está alinhado aos objetivos da empresa e se conecta de forma adequada com o seu público-alvo. No entanto, considerando os novos hábitos de consumo da população, que estão cada vez mais ligados ao ambiente digital, é essencial adotar estratégias que explorem esse meio.

Mesmo que não atue com uma farmácia online, é importante aprender a utilizar o marketing digital para conseguir se manter competitivo no mercado atual.

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