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Tendências de e-commerce 2022/2023


Durante a pandemia de coronavírus as pessoas passaram a fazer compras online devido ao confinamento e até mesmo ao desemprego. E isso fez com que muitos empreendedores colocassem em prática suas ideias de ter um negócio no meio digital como forma de fugir da crise. Consequentemente, as compras digitais aumentaram muito em 2021 e está vindo com ainda mais força em 2022, e tem a tendência de aumentar cada vez mais. Pensando nisso, nós trouxemos possíveis tendências para 2022/2023.



Humanização

É necessário que as empresas estejam atentos às necessidades dos colaboradores,

com o intuito de implementar melhorias e oferecer suportes mais adequados a eles.


Canais de venda

Apostar em canais que fazem sentido para o seu público é uma boa, além de você ter controle de qualidade sobre cada um, aprimorar a fluidez das jornadas do cliente e unificar as várias informações que possam existir.


Meio de atendimento

Atualmente há muitas pessoas que compram pelas redes sociais, WhatsApp e outros meios digitais. Atualmente é comum vermos cada vez mais chats disponíveis nos sites das lojas para ajudar em dúvidas e é claro, fechar a compra. Fazendo assim com que a compra por atendimento on-line seja umas das tendências.


Descontos/ Cashback

Seja na compra online ou presencial, a busca por melhores preços é sempre algo presente, sendo assim, se for muito bem trabalhado, descontos ou cashback oferecidos em lojas online, pode se tornar ainda mais atrativo.


Metaverso

Como podemos ver diariamente o metaverso vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, seja para se divertir ou fazer compras. dito isso, essa é uma boa chance para os empreendedores investirem para que seu e-commerce seja cada vez mais visto.


Lives

Devido a pandemia, as lives foram outra coisa a se tornar cada vez mais comuns, empreendedores donos de e-commerces podem fazer lives para mostrar os produtos, principalmente novidades e assim direcionar os usuários para uma página para finalizar a compra.


Meios de pagamento instantâneos

Sabemos que enquanto o pagamento não é aprovado, o pedido não é enviado. Quem compra pela internet quer receber seu produto o mais rápido possível, ou seja, ninguém quer fazer uma compra por boleto e aguardar três ou mais dias úteis para que ela seja aprovada. Assim, um meio de pagamento que vem crescendo cada vez mais é o PIX. O serviço conclui as transferências em poucos segundos e funciona todos os dias das semanas, 24 horas por dia.


Atendimento automatizado

Como utilizamos algumas vezes, o atendimento automatizado é aquele realizado sem a necessidade de uma pessoa do outro lado. Por isso ele é uma forte tendência de e-commerce pois acelera o tempo de resposta, garantindo que a solução chegue o mais rápido possível para o consumidor. Os chatbots, por exemplo, são excelentes opções para a automatização do atendimento ao cliente. Você pode configurar inúmeros caminhos e respostas que um visitante pode interagir, assim desafogando bastante seu time de atendimento.



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