Originalmente, o termo mailing significa enviar cartas — ou mensagens — para os seus contatos, algo que surgiu no passado com o trabalho realizado pelos correios.
Hoje, porém, é utilizado no Marketing Digital como a representação de uma base de dados e informações com os endereços de e-mails de inúmeros usuários, sendo clientes, leads ou prospects. Todas essas informações presentes nessa lista de e-mails são utilizadas para estreitar os laços entre empresas e consumidores.
É uma maneira de se organizar e garantir que nenhum contato seja perdido e, mais importante, que você consiga se relacionar com quem ainda não é seu cliente de uma forma mais precisa e segmentada, aumentando a sua eficiência.
A partir dessa base, todas as suas ações de E-mail Marketing vão ser estruturadas, facilitando o trabalho de entrega das suas mensagens.
Importância do mailing
O mailing é uma estratégia bem interessante pois permite entrar em contato diretamente com clientes ou potenciais clientes. Isso não só possibilita a divulgação de ofertas como também estreita laços, fazendo com que sua empresa fique na mente dos consumidores.
Alguns benefícios de investir em uma boa estratégia de mailing, são:
Aumento do engajamento de clientes e potenciais clientes
Aumento do reconhecimento da marca
Crescimento em vendas
Educação do mercado
Acesso a feedbacks
Boas práticas
Newsletter
Essa é uma estratégia de marketing, onde você envia regularmente e-mails para atualizar as pessoas sobre os produtos e serviços mais recentes da sua marca. Você também pode compartilhar notícias valiosas do setor, postagens de blog ou oferecer descontos e ofertas. Sendo assim, as newsletter engajam e nutrem as pessoas.
Mala direta
Ela representa qualquer correspondência física que você envia aos clientes ou potenciais compradores, buscando atraí-los e fidelizá-los. Cartões-postais, panfletos, catálogos, flyers, folders e etc, são alguns dos exemplos de mala direta.
Melhores ferramentas
Automação de e-mail
Com ferramentas desse tipo, você pode criar e disparar e-mail para uma lista segmentada de clientes e potenciais compradores. A vantagem é que, com essas ferramentas, é possível acompanhar os resultados das ações e fazer melhorias em pontos específicos.
Redes sociais
É possível utilizar uma lista de transmissão para fazer o mailing, especialmente em mídias como o WhatsApp e telegram.
Comments