· O que é B2B?
O termo B2B se refere a empresas que vendem para outras empresas, ou seja, o objetivo desse modelo de vendas é impactar outras empresas e oferecer serviços ou produtos que sejam transformados até a chegada ao consumidor final. O dessa modalidade é comercializar serviços necessários para outros negócios. As vendas B2B necessitam de processos rápidos, comunicação assertiva e, da criação de produtos e serviços que atendem as necessidades de outras empresas.
Alguns exemplos de venda B2B:
Transformação: Nesse meio a indústria vende para outras indústrias para que um novo produto chegue até o consumidor final.
Revenda: Nesse modelo, como o próprio nome diz, a segunda venda acontece quando a indústria ou até mesmo uma distribuidora repassa o produto adquirido inicialmente.
Consumo: Por fim, esse meio se dá quando empresas vendem seus produtos para abastecer outras empresas e garantir seu funcionamento.
· O que é B2C?
Já o termo B2C as vendas são direcionadas para pessoas físicas, ao contrário do B2B que foca em fechar acordos com pessoas jurídicas. É preciso lembrar que as vendas são direcionadas para o consumidor final, e por conta disso as técnicas utilizadas precisam ser voltadas para a apresentação e o valor agregado ao produto ou ao serviço.
Alguns exemplos de venda B2C:
Supermercados e lojas de departamentos em gral: Vai de roupas até eletrodomésticos e toda a parte de alimentação
Indústrias e distribuidoras que vendem diretamente para consumidores finais
Empresas que prestam serviços de apresentações artísticas como shows, teatro etc.
Lojas de passagens aéreas e destinos turísticos
· Principais diferenças
A partir do que foi dito anteriormente nota-se que a principal diferença entre os modelos de negócio B2B e B2C diz respeito ao público com que as empresas se relacionam. Se uma empresa faz negócios com outra empresa, trata-se de um modelo B2B. Porém, se um negócio tem como público alvo o consumidor final, esse será um modelo B2C. Então, se os públicos são diferentes, as estratégias e o planejamento de vendas também irá se diferenciar.
· E-commerce B2B
Como dito anteriormente o modelo de negócio B2B é aquele em que empresas vendem para outras empresas, mas no e-commerce isso se dá através da internet. Negócios nesse tipo envolvem vendas no atacado, ou no varejo com condições especiais. Isso ocorre pois outras empresas costumam comprar em maiores quantidades e em intervalos maiores. Dito isso, esse tipo de negócio é baseado no volume dos pedidos em vez da sua frequência. Mas é importante lembrar, que a relação de compra e venda dentro do e-commerce B2B deve ser tratada com atenção redobrada, pois ambas as empresas envolvidas possuem reputações a proteger, e erros como atrasos na entrega ou quebra de expectativas quanto a qualidade do produto podem prejudicar o consumidor final.
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